Um estudo realizado pela Harvard Business Review, em maio deste ano, revelou que boa parte das mais de 175 milhões de mensagens publicadas diariamente no Twitter não tem a menor utilidade. Por isso, os especialistas resolveram ajudar as pessoas a ter um pouquinho mais de bom gosto na hora de usar o microblog.
Gráfico mostra quantos tuítes valem a pena
serem lidos (Reprodução: Daily Dot)
A pesquisa examinou 43.738 tuítes de 1.443 usuários para determinar em quais categorias eles se encaixavam: pensamentos aleatórios, promoção pessoal, questões para os seguidores, compartilhamento de informações, opinião, o que está fazendo e conversas.
Durante esta análise, os responsáveis pelo estudo relataram que 25% dos tuítes não valem a pena ser lidos e 39% das mensagens são apenas medianas. O número de tuítes que, de fato, têm algum conteúdo, é de 36%.
Em nota oficial, os executivos de Harvard explicaram como fazer a estatística aumentar um pouco. As principais dicas são até óbvias, porém parece que muitas pessoas não conseguem entendê-las sem um empurrãozinho.
“Seja rápido, não misterioso e nem faça piadas internas. Também não use muitas hashtags e não retuíte conversas pessoais. O estudo foi feito em um grupo e não necessariamente reflete a realidade de todo o Twitter, mas as estatísticas acabam gerando algumas dicas gerais que podem ser bem úteis”, segundo o comunicado.
Os melhores e os piores tipos de tweets, segundo o estudo (Foto: Reprodução/Daily Dot)
Segundo a pesquisa, os piores tipos de tuítes são reclamações, conversas e o que você está fazendo no momento. Os mais legais costumam ser pensamentos aleatórios, compartilhamento de informações, perguntas aos seguidores e autopromoção.
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